Postura

É raro encontrar alguém hoje em dia que tenha uma boa postura. Diversos fatores como sedentarismo, envelhecimento, atividades cotidianas repetidas – como carregar bolsa em um ombro só ou dirigir – ou mesmo atividade física intensa favorecem a má postura, encurtamento e enrijecimento muscular.

O treino para a melhora da postura é indicado para todas as idades e níveis de condicionamento físico e é focado nos princípios do pilates, alongamento, S.G.A. (stretching global ativo), Iso Stretching e exercícios corretivos funcionais para que você possa equilibrar seu corpo, alongando e dando mais mobilidade aos movimentos e músculos responsáveis por uma boa postura.

O alongamento é uma atividade tranquila e relaxante, pois relaxa os músculos e a mente, e também corrige a postura e fortalece os músculos de forma equilibrada. Já os exercícios de pilates ensinam a consciência da respiração e proporcionam o alinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos dorsais profundos, que são importantes para aliviar e previnir dores nas costas.

Tanto o alongamento, como o pilates trabalham bastante a flexibilidade do aluno e a falta dela é uma das causas essenciais de patologias crônicas e dores. Sem esse treinamento, a musculatura tende a encurtar onde deveria permanecer longa e enfraquecer onde deveria permanecer forte. As articulações também tendem a se debilitar e deformar, perdendo o seu alinhamento e encaixe osteoarticular. Logo, vai surgir o desconforto, a dor e a movimentação ficará comprometida.

As pessoas costumam treinar os músculos superficiais, que são responsáveis pelo movimento, mas acabam esquecendo de fortalecer os músculos profundos, que são os responsáveis por nos manter em pé e dar sustentação ao corpo para não nos machucarmos ao nos movimentar.

O treino para melhora da postura é ideal não só para o alinhamento da coluna, mas também para aliviar a tensão, as dores, melhorar o desempenho nos esportes e reduzir o risco de lesões. Como benefícios extras, esse treino ainda traz relaxamento, bem estar, concentração, coordenação motora e consciência corporal.

Você se identificou? É provável que esse seja o treino ideal para o seu objetivo! Agende uma avaliação com um dos professores de nossa equipe e vamos começar!

Voltar para Treinos