Bem-estar

O Treino de força na perda de peso

admin
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30 de setembro de 2014

A grande pergunta que cientistas vêm tentando responder é se o treinamento de força realmente emagrece! Vamos ver:

Em comparação ao exercício aeróbio, o treinamento de força tem um menor impacto sobre o consumo energético DURANTE  o exercício. ( 33% menor, ACSM, 2000).

Pesquisas revelam que quando o treinamento resistido apresenta um intervalo pequeno entre as séries (20 a 30s)  e uma intensidade ao menos moderada, exercícios livres( c/ pesos e não em máquinas) e predominantemente exercícios que envolvam grande massa muscular aumenta-se o gasto energético.

Observaram também que com a melhoria da aptidão muscular é possível aumentar o peso utilizado e consequentemente aumentar o gasto energético.

Uma das grandes vantagens do treinamento de força na perda de peso é o aumento da Taxa Metabólica de Repouso (TMR).  Em diversos protocolos usados com repetições e intervalos diferentes a TMR foi elevada em 10% ou mais. Esta alteração sobre a TMR pode ter ocorrido devido ao consumo energético durante o treinamento, ás alterações na composição corporal e efeitos pós treinamento!

Continuar a gastar calorias mesmo após os treinos. Isso é o que alguns pesquisadores descobriram  com um treinamento de força intenso para hipertrofia muscular.  O  Consumo de oxigênio pós exercício (EPOC) esteve aumentado por 48 horas!!!

O treinamento de força pode também aumentar  e muito a oxidação das gorduras, mesmo 16 horas após o treino. Isso é fantástico p/ quem quer emagrecer!

O que precisa ficar claro é que para se perder gordura, ou seja, para se alterar a composição corporal, é necessário aliar ao treinamento de força um controle alimentar.

Pesquisadores encontraram resultados na perda de gordura e aumento na massa magra em treinamentos mais moderados:  3 x 15 repetições com pausas de 45seg , assim como em treinamentos mais intensos de 2 x 8 repetições  com intervalos de 60seg.

O recado que fica é : Sim, o treinamento de força é um forte aliado na perda de peso e na manutenção da massa magra em dietas restritivas, portanto procure combinar os exercícios aeróbios com um treino de força; Você vai notar os resultados!

Prof Ruy Amadei

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