blog

O PERSONAL TRAINER PRECISA SE COMUNICAR BEM!

admin
O personal trainer precisa se comunicar bem!

29 de julho de 2015

A importância p/ o ser humano se comunicar é incontestável, basta ver as consequências desastrosas que acontecem quando há falhas na comunicação!!

A comunicação pode ser feita de forma verbal ou não verbal, e p/ se aprender um pouco mais sobre basta pesquisar nos diversos de livros e sites que falam sobre o tema.

O bom personal trainer deve ter uma formação técnica completa, se dedicando durante muitos anos ao aprendizado p/ melhor planejar e orientar seus clientes, mas nada disso adianta se a comunicação com o cliente é feita de forma ineficiente. Ele também precisa se aprimorar na boa comunicação c/ os clientes
Se o personal trainer tiver os 3 principais hábitos de um bom comunicador, já estará um grande passo a frente de outros.

Pense que em média 70% do nosso dia nós estamos nos comunicando, sendo que 45% do tempo estamos ouvindo, 30% do tempo falando , 16% lendo e 9% do tempo escrevendo!

Perceba que o que mais fazemos é ouvir, ou seja, O PRIMEIRO HÁBITO DE UM BOM COMUNICADOR É SABER OUVIR. Num mundo ruidoso e rapido como o nosso, estamos perdendo a capacidade de ouvir as pessoas. O bom ouvinte é aquele que presta atenção na pessoa, foca olho no olho e procura compreender o que o outro está dizendo. Você faz perguntas quando não entende e mostra que está interessado no que o outro está dizendo.

Perceba a importância disto na montagem do tipo de treino p/ seu aluno. As vezes, nossa periodização precisará ser alterada naquele certo dia , porque simplesmente paramos p/ ouvir e entendemos que é necessário mudanças para que o treino não seja ineficiente.

O bom ouvinte tb observa o que NÃO está sendo dito c/ palavras, que são as msgs não verbais: gestos, expressões faciais, etc.

O SEGUNDO HÁBITO DOS BONS COMUNICADORES É A CLAREZA E OBJETIVIDADE!!
Ser sucinto, falar claro. Quanto mais rápido o outro captar a mensagem que você está querendo passar, melhor p/ o andamento da aula.

Pesquisas dizem que nosso cérebro perde a concentração a cada 6” . O cérebro perde o foco! não demore demaissss ao explicar algo novo, cuidado c/ o excesso.

O TERCEIRO HÁBITO É A EMPATIA, que é o ato de se colocar no lugar da pessoa, tentar olhar o mundo pela expectativa do outro. Pensar em que tipo de interlocutor está a sua frente, sem julgamentos, pensar em como se comunicar bem com cada aluno. Cada um é de um jeito e assimila as informações de um jeito diferente.
Se empático é ao mesmo tempo respeitar a opinião do outro. Ter a mente aberta, montar treinos diferentes para perfis de alunos diferentes. Não seja quadrado ou limitado ministrando o mesmo tipo de treino para todos os alunos, acorde e perceba a importância disso na manutenção de seus clientes.

Abraço
Ruy
Ref: Dalton Cortucci