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NÃO PIORE A SITUAÇÃO!!!

admin
Músculos Alongados

28 de julho de 2015

As vezes pensamos que só músculos encurtados podem estar ou ficar dolorosos, e , aí, partimos para os alongamentos, masss, o que precisamos estar muito atentos é que MÚSCULOS EXCESSIVAMENTE COMPRIDOS também podem ser causa de dor, e por isso ELE NÃO DEVE SER ALONGADO!

Um músculo pode estar excessivamente “comprido” devido a um trauma ou ainda devido a uma má postura.

Os músculos posturais do ombro e do quadril podem sofrer alongamento excessivo. Por exemplo:
quando o trapézio superior (onde muuuitas pessoas sentem dor) se encontra alongado, o peso da cintura escapular pode tornar-se excessivo para esse músculo; a tração exercida pelo ombro provoca seu alongamento, de modo a comprometer a recuperação do músculo.

NÃO ALONGUE MÚSCULOS QUE JA ESTÃO EXCESSIVAMENTE ALONGADOS!!!

O músculo alongado é frequentemente dolorido, visto que está sob tensão constante, embora pareça estar em repouso. O desconforto costuma diminuir quando se apóia o músculo em repouso, reduzindo assim, sua tensão passiva.

Nestes casos seria mais inteligente por parte do professor de Ed. Física fazer um trabalho em conjunto com um fisioterapeuta.

O trabalho inicial deve ser feito pelo fisioterapeuta através de uma minuciosa avaliação. Muito provavelmente estas pessoas apresentam escápulas abduzidas e músculos desta região alongados excessivamente e doloridos.

Talvez a aplicação de bandagens seja necessária para se “recolocar” as escápulas no lugar certo e aí, depois de algumas semanas o Educador físico pode juntamente com o fisio, iniciar exercícios específicos para os músculos da cintura escapular.

Portanto NADA DE SAIR ALONGANDO O PESCOÇO ( trapézio, escalenos, rombóides, etc) de todos os alunos. Procure avaliar e saber se quando um músculo ou região está tensa e dolorida, se a mesma está encurtada e dolorida ou excessivamente alongada e dolorida ok!!! GRANDE DIFERENÇA.

Critério e bom senso
Abraço