blog

MUSCULAÇÃO X TREINO FUNCIONAL

admin
TREINAMENTYO FUNCIONAL blog-01-01-01-01-01

21 de outubro de 2015

Talvez tenha se criado a idéia de que treino de força é feito apenas na musculação e o treino de outras capacidades físicas como agilidade, equilíbrio e velocidade é feito no treinamento funcional, utilizando-se cones, bolas e elásticos. Doce engano!

O treinamento funcional deve ser baseado principalmente no treinamento da força. As pessoas agacham, fazem barra, flexões de braço c/ sobrecarga, supino livre, etc, mas também correm , remam, saltam, fazem exercícios de equilíbrio, etc. A grande diferença para a musculação é a de que a preocupação na montagem do treino são os movimentos e não quais músculos trabalhar. Assim na montagem do treino o professor do treino funcional se preocupa em : puxar, empurrar, agachar, girar, se locomover, saltar, se equilibrar.

A musculação é e sempre será uma ótima opção de treinamento , principalmente para os que buscam melhora da força, hipertrofia e estética, além de melhora na postura caso o trabalho seja feito por um bom profissional.

Podemos dizer que os dois modelos de treinamento caminham juntos. O profissional que souber aproveitar os benefícios que cada uma oferece em suas aulas terá um treinamento muito eficiente.

O treinamento funcional veio para ficar, deixou de ser uma tendência e virou uma realidade. Hoje o aluno que realiza o treinamento funcional dentro de sua série de musculação só terá ganhos, irá aumentar o gasto energético e trabalhará outras capacidades que normalmente não são trabalhadas em uma série de musculação convencional.

Abraços.

Ruy Amadei

Tags: