Bem-estar

Dica da nutri – hidratação

admin
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14 de outubro de 2014

A hidratação é essencial ao bom desempenho no exercício físico. Ouve-se muito sobre a importância em manter-se hidratado, por quê ?

Porque o volume de água no corpo humano varia entre 60 % e 70% e funciona na regulação de temperatura corporal. Ao praticar atividade, a temperatura do corpo é elevada e dissipa o calor através da evaporação. A reposição inadequada de líquido leva ao aumento na percepção de esforço, diminuição da pressão arterial, hipertermia, cãibras, maior utilização de glicogênio muscular, náuseas, vômitos, exaustão e redução na motivação, entre outros efeitos adversos.

A perda hídrica é medida pela coloração e densidade da urina mais a taxa de suor. Para determinar a quantidade de líquido a ser reposto de maneira simples e prática pode-se pesar em uma balança antes e após o exercício.

A taxa de suor, perceptível durante a prática esportiva, pode ser influenciada pela hidratação prévia, condição física do indivíduo, intensidade do exercício, sexo, idade e condições ambientais como temperatura e umidade do ar. Deve-se tomar especial cuidado em esportes aquáticos pois a sensação de sudorese é diminuída.

Além de 2 litros de água ao longo do dia, nos intervalos entre as refeições, sugere-se que durante a atividade física a hidratação seja feita a cada 15 minutos com líquidos frescos, entre 15 e 22º C, para aumentar a aceitação.

Na prática de exercícios intensos e prolongados, como por exemplo meia maratona, recomenda-se beber 500 ml de líquidos 2 horas antes do início, e em dias quentes 500 ml adicionais 1 hora antes. Para manutenção do desempenho e retardo da fadiga o carboidrato é essencial na concentração de 6 a 8%. As bebidas esportivas e água-de-coco são boas alternativas pois também contém sais minerais.

Adote hábitos saudáveis, pratique atividade física e antes de qualquer mudança na sua alimentação, consulte um nutricionista.

 

Mariana Parolin
Nutricionista – CRN 42.558

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