blog

Avaliação física fornece informações valiosas para quem pratica exercício

admin
ruy-amadei-blog-avaliacao-fisica-fornece-info

8 de dezembro de 2014

Ela proporciona o diagnóstico de qualquer problema médico que inspire maior atenção, além de trazer informações que auxiliam no treinamento.

Os procedimentos que constituem o processo de avaliação física podem fornecer valiosas informações para o corredor e para os praticantes de atividades físicas de um modo geral. O que ocorre é que nem sempre o conceito de avaliação é praticado com os elementos que se tornam realmente úteis. Os propósitos corretos de uma avaliação física bem feita devem proporcionar o diagnóstico de qualquer problema médico que inspire maior atenção, além de trazer informações que auxiliem o treinamento, melhorem o desempenho e previnam lesões.

O que tem ocorrido nos últimos tempos é uma certa banalização dos procedimentos de avaliação física, principalmente em algumas academias, onde fazer uma avaliação física se resume em medir dobras cutâneas, fazer um teste simples de flexibilidade e geralmente pedalar em uma bicicleta ergométrica medindo frequência cardíaca.

Os procedimentos de uma avaliação física adequada devem incluir:

Ergoespirometria

Teste que associa o eletrocardiograma de esforço com a medida do consumo de oxigênio, proporcionando não só elementos para diagnóstico clínico, como também os índices que podem auxiliar na adequação da intensidade do treino e melhora do desempenho, como o consumo máximo de oxigênio e o limiar anaeróbico.Avaliação biomecânica

Diagnóstico funcional da execução do movimento, como a análise da corrida e da marcha, proporcionando elementos para correções posturais e eventualmente o próprio diagnóstico de incorreções da pisada.

Avaliação do equilíbrio muscular

Teste que proporciona o diagnóstico de um dos problemas mais frequentes dos praticantes de atividades físicas, que é o desequilíbrio de forças entre grupos musculares. A existência destes desequilíbrios é a principal causa da maior incidência de lesões musculares e articulares. O chamado teste isocinético proporciona elementos para correção deste quadro prevenindo de lesões além de proporcionar sensível melhora de desempenho.

Além dos procedimentos citados, a avaliação física se associa com a avaliação nutricional com orientação de dieta, uso de suplementos nutricionais e diagnóstico de composição corporal, proporcionando um quadro mais abrangente de informações e orientações.

A utilização destas informações pode proporcionar ao praticante de atividades físicas uma segurança muito maior e a obtenção de melhores resultados, tanto na promoção de saúde como na melhora do desempenho, que certamente são os propósitos de quem pratica exercícios de maneira consciente.

Matéria publicada em portal Globo Esporte

Aproveite e marque uma  uma avaliação conosco!!

11 97492 0030

Abraço

Prof Ruy