Alongamento

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO POSTURAL FUNCIONAL

admin
MODELO LAYOUT BLOG-01

12 de novembro de 2015

A academia Americana de Ortopedia define a postura como “ um inter-relacionamento relativo das partes do corpo, portanto, o equilíbrio entre os ossos, músculos, tendões e ligamentos, estruturas que sustentam e protegem o corpo contra agentes externos ou internos, e que de uma forma ou de outra atuam na tentativa de quebrar a harmonia estática e dinâmica deste equilíbrio” (LIANZA, 1985)

Hábitos posturais incorretos ou atitudes posturais repetidas por longos períodos de tempo podem levar não apenas a complicações estéticas, mas também alterações da postura corporal que representam danos à saúde. Estudos têm demonstrado que o número de alterações posturais vem crescendo nos últimos anos. Isso pode estar associado ao sedentarismo e a tarefas repetitivas no cotidiano.

Estas posturas erradas causam os desequilíbrios musculares que se instalam levando às síndromes dolorosas em razão justamente do padrão musculoesquelético alterado!!

Com a dor já instalada, involuntariamente limita-se a amplitude de movimento e altera-se ainda mais o padrão de movimento como forma de acomodar a articulação ou tecido em sofrimento durante as atividades diárias. (Eder Lima, 2014)

A avaliação Postural Funcional vai aferir através de testes de função TODAS as alterações posturais estáticas e dinâmicas que possam estar desencadeando as síndromes dolorosas. São Inúmeros testes para realmente entender como aquele indivíduo está se movimentando, e, somente através deles podermos direcionar com mais exatidão o treinamento.

Também irá fazer testes de encurtamento e força muscular para determinar quais os músculos encurtados, enfraquecidos e tensos. Identificá-los É PRIMORDIAL para depois orientar o aluno no que ele deveria evitar ao fazer exercícios e o que ele precisa fazer para se tentar corrigir esses padrões alterados. Ou seja, sem esta avaliação, o treino se torna um tiro no escuro!!

A avaliação Postural Funcional é indicada a todos: pessoas sedentárias que decidem por iniciar os treinos, pessoas que já treinam, mas talvez apresentem muitas compensações por nunca terem sidos bem orientadas e também o atleta, que precisa de um gesto apurado e equilibrado para evitar futuras lesões!

Abraços,

Ruy Amadei